ENGLISH - - ESPAÑOL

2006/08/15

Moon SMART-1 Impact Campaign
























Representação artística da SMART 1 em torno da Lua. Imagem: ESA

17 de agosto de 2006. Se pudéssemos observar da terra o lado distante e escuro da Lua, assistiríamos, nessa data, um evento semelhante ao impacto de meteororegistrado pelos pesquisadores da NASA.

Nesse dia a sonda lunar SMART-1 (Small Missions for Advanced Research in Technology) da Agência Espacial Européia - ESA, esgotaria seu combustível principal de Xenônio(Xe) e se chocaria naturalmente contra a superfície lunar, terminando assim a sua bem sucedida missão de qualificação do motor de propulsão iônica e suas observações e estudos da composição da Lua, iniciada com seu lançamento em setembro de 2003.

É certo que não podemos observar o impacto no lado escuro da Lua mas, podemosadiá-lo e programa-lo para que ocorra no lado visível, sob condições de serobservado pelos nossos telescópios em terra, para análises diversas.Isto está sendo feito. 03 de setembro de 2006 é a nova data estabelecida para o impacto.Nesse dia, no lado mais próximo da Lua, na parte escura perto do terminador, a sonda SMART-1 se chocará contra a superfície lunar.

Para que tudo dê certo ajustes técnicos planejados começaram a ser executados no dia 19 de junho para impulsionar a sonda, elevando seu periastro 90 km acima de sua órbita normal.

Duas semanas de manobras orbitais iniciadas nesse dia e concluídas no dia 2 de Julho permitiram à SMART-1 ajustar sua trajetória para evitar o impacto natural no lado escuro e distante da Lua.

Posteriormente manobras menores realizadas nos dias 27 e 28 de Julho e que serão concluídas nos dias 25 de Agosto e 1 e 2 de Setembro de 2006 refinarão ainda mais e confirmarão a trajetória da sonda lunar.




























Evolução prevista do raio do periastro de 19 de junho a 3 de setembro de 2006. Crédito da ilustração: European Space Agency - ESA
























Dr. Bernard H. Foing


Neste momento, Astrônomos profissionais e amadores (veja o tópico abaixo e lista em http://www.cosis.net/members/meetings/team.php?team=2442&PHPSESSID=94efc3bd689a33deb8175f1834c3d154) de vários países, sob a coordenação do Dr. Bernard H. Foing (foto acima), cientista do projeto SMART-1, integram e planejam uma campanha internacional de pesquisas, a Moon SMART-1 Impact - Predictions and Observation Campaign , desde as predições ou simulações de efeitos do impacto às observações a serem realizadas em solo pela comunidade astronômica global.

No projeto, como em tantas outras campanhas internacionais astronômicas, a participação efetiva dos astrônomos amadores faz-se enormemente necessária. Suas observações e/ou imagens obtidas do impacto e dos processos resultantes serão requisitadas para estudo e documentação, somando-as aos trabalhos a serem desenvolvidos nos grandes centros de pesquisas envolvidos nessa campanha:

Asiago Astrophysical Observatory Italy, Paris Meudon observatory, Observatoire Pic du Midi, Observatoire Haute Provence, Calar Alto/ Spain, South African Astronomical Observatory, Tenerife (ESA OGS + 1.m infrared), La Palma/ Roque de los Muchachos / Galileo telescope, LNA/ Brasil/ Itajubá/ Pico dos Dias, ESO Paranal VLT, ESO La Silla, Cerro Tololo/ Chile, Melbourne/ Florida Institute tech, Kitt Peak/Arizona, Mauna Kea CFHT (+ IRTF, UKIRT), Zelentchuk/Crimeia , National Astronomical Observatory of Japan (NAOJ) e outros.
Instituições que já confirmaram a sua participação na Campanha Internacional de Observações (lista da ESA) :

. CEA Cariri / Estação PieGise - Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil
. VLBI Very Long Baseline Interferometry and radio observatories
. South African Large Telescope SALT
. Calar Alto
. ESA OGS Optical Ground Station at Tenerife
. Argentina National Telescope
. Florida Tech Robotic telescopes
. Hawaii NASA IRTF
. Japanese telescope
. ODIN observatory (do espaço)