ENGLISH - - ESPAÑOL

2006/08/15

Calibração das observações


Eartshine in 11-03-2005. Credito: NASA



Luz cinzenta ( Earthshine). Crédito da ilustração: Robert Knop



Com fins de familiarização da área de impacto, calibração instrumental e redução de luz estranha ou dispersa as observações e aquisição de imagens dessa região deverão ser realizadas meses antes da data do evento.

Essas imagens servirão de referência para busca posterior de nuvens do material ejetado nas imagens que serão obtidas do impacto real. Por comparação "antes/depois" será mais fácil localizar eventos perceptíveis nos frames, excluindo visualização de raios cósmicos, pixels defeituosos, etc.

É aconselhável a obtenção de imagens em alta resolução com e sem filtros da área do impacto, que estará na parte escura lunar, para a verificação da quantidade da luz gerada pela excessiva luminosidade da fase lunar iluminada.

Deve-se procurar então meios possíveis que ajudem a minimizar os efeitos dessa luz (mesmos meios que serão utilizados na data do impacto) e assim obter melhores imagens que servirão de referência para a busca de eventos gerados pelo impacto.
Imagens da região do impacto com a parte iluminada no mesmo campo bem como imagens da Lua inteira devem ser obtidas também para testes e avaliações.

Percebe-se que diferentes instrumentos (diâmetros, distâncias focais) de observação poderão ser usados nesta Campanha de Observação o que possibilitará excelente contribuição por parte dos amadores com pequenos instrumentos.

Obedecendo a critérios de similaridade de condições ( mesma fase lunar, obscuridade e distância do terminador), inclusive técnicas (mesmos instrumentos, aumentos, filtros, etc.), que serão observadas no dia 03 de setembro , as observações devem ser executadas nos dias:
5 para 6 de julho e 3 para 4 de agosto.